| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Boletim ECOLÓGICO
Desde: 14/07/2004      Publicadas: 120      Atualização: 02/02/2010

Capa |  Boletim ECOLÓGICO Online  |  ECO dados  |  ECO Eventos  |  ECO Links  |  ECO Turismo  |  Editorial  |  Entrevista  |  Fórum Social Mundial  |  Notícias  |  Notícias da Região  |  Pró Fundação Sabor Natureza  |  Reportagens


 Pró Fundação Sabor Natureza

  13/10/2005
  0 comentário(s)


Histórico
Pró-Fundação Sabor Natureza

Saiba tudo sobre a entidade, faça parte!

<FONT COLOR= Histórico
Pró-Fundação Sabor Natureza">Histórico do Projeto Fundação Sabor Natureza®


Tema

Imbuído pelo espírito desenvolvimentista, passamos a considerar as potencialidades turísticas da região, como ponto forte para o seu desenvolvimento sustentável.


Após amplo estudo e pesquisas, observou-se que a diversidade de ecossistemas, nos permite criar roteiros capaz de propiciar inúmeros atrativos, capacitando-a ao Eco turismo..


Percebeu-se a extrema necessidade da consolidação de Tubarão como pólo turístico, bastando para isto investimentos no comércio e serviços, capacitando-os à oferecer bem-estar aos seus cidadões e visitantes.


Contrapõem-se pórem a estes planos, as péssimas condições ambientais que vive a região Sul, a décadas, mais especificamente a bacia do Rio Tubarão; apresentando grau de poluição, ( Água - Ar - Solo ) capaz de superar quaisquer padrões e margens de tolerância ( considerada como área crítica de poluição pelos organismos nacionais ).


A partir daí encontrou-se o tema para o trabalho, as relações para o Eco-desenvolvimento.através do marketing. Criou-se soluções capazes de facilitarem a recuperação das condições naturais das belezas e riquezas do Sul de Santa Catarina.


Para viabilizar a conscientização ecológica foi criado o Projeto Sabor Natureza® / Opção pela vida! Iniciativa voltada a buscar junto à sociedade melhorias que alcancem um grau de participação, capaz de servir como exemplo e trazer resultados diretos e indiretos a toda a população.


Informar, foi seu primeiro ato, criando e editando o Boletim ECOLÓGICO, informativo do Projeto Sabor Natureza®, com recursos gerados pela comercialização de Sucos Naturais e Sanduíches com a marca Sabor Natureza® (registrada junto ao INPI em marcas e patentes pela Strallo"s, empresa mantenedora, processo intermediado pelo Sebrae-SC).


As Campanhas


O envolvimento direto com a comunidade produziu eventos inigualáveis em áreas sociais como:


VOTE NA ÁRVORE 1988 ( evento comemorativo ao Dia da Árvore, onde a população votou e elegeu árvores-símbolo de preservação em nossa cidade.)


GINCANA ECOLÓGICA 1989 ( participação das escolas da rede pública de Tubarão com tarefas voltadas a transmitir conhecimentos aos alunos e comunidade em geral. )


VENHA BRINCAR COM NOEL 1990 ( evento natalino com arrecadação de brinquedos, shows musicais, Rua do lazer.


SORRISO DE CRIANÇA 1991 ( Campanha de arrecadação de brinquedos e roupas para entidades assistenciais )


I Fórum ECOLÓGICO (novembro 2004)


II Fórum ECOLÓGICO de 7 a 9 de novembro 2005


Recursos


Para viabilizar a implementação do projeto foram utilizados recursos gerados pelo marketing ecológico com a cooperação de empresários locais que vem apoiando estas iniciativas além da possibilidade dos produtos com a marca Sabor Natureza®, revertem recursos para os projetos. São necessários recursos de grande monta para uma efetiva recuperação e manutenção do equilíbrio na região. Assim sendo, concluiu-se que através da criação da Fundação Sabor Natureza ®, entidades que possibilitará canalizaremos os recursos necessários, tanto no recursos humanos, quanto financeiros. Desenvolvemos desta forma planos mercadológicos baseados no marketing ecológico, criando produtos e ou serviços capaz de disseminar o conceito ecológico, bem como gerar recursos para sua viabilização.


Voltado à filosofia de busca autodidata, o projeto visa atender às necessidades vitais dos profissionais que tenham assimilado e propaguem à ecológia, através de textos, fotos, vídeos, peças teatrais, pintura, desenho, canto ou qualquer forma de expressão que irradie à mensagem e a cultura ecológica. Compor uma equipe capacitada à proporcionar oportunidades de intercâmbio e especializações no setor.


Os parceiros


Para buscar o perfeito desenvolvimento do projeto, foi prevista a participação de parceiros que visem associar-se ao tema ecologia, dando sustenção aos projetos.


Os centros de pesquisas e desenvolvimento são os parceiros naturais do projeto, pois a Fundação viabilizará recursos para estes desenvolverem as pesquisas através de recursos resultantes do marketing ecológico que nossos projetos propõem. Para tanto a Fundação Sabor Natureza ® desempenhará o papel de facilitador dos projetos e campanhas de cunho ambientalista. Serão celebrados convênios entre a Fundação e as entidades de ensino e pesquisas, incluindo-se as empresas privadas.


Os parceiros farão parte da Comissão Permanente de Apoio, compondo com as demais Comissões a Fundação Sabor Natureza®.


Por que Tubarão ?


Tubarão sofre com os efeitos da rizicultura, suinocultura, falta de tratamento de esgoto, bem como os efeitos danosos advindos da extração de carvão, que impactam com solo água e ar. Portanto resta-nos elaborar um projeto capaz de dar à região o impulso motivador torndo-á modelo de desenvolvimento, sendo esta a tarefa principal da Fundação, sabemos da resistência natural de alguns setores e até a falta de compromisso com objetivos comunitários de alguns grupos que buscam em nomo do lucro degardar o meio ambiente. Mas somos perseverantes na busca da mudança de comportamento.


Como?


Para que efetivamente se realize grandes mudanças e seus efeitos possam ser positivos no mais amplo sentido da palavra, prevemos a realização de um macro-projeto voltado a atender as necessidades destas instituições, órgãos e empresas,que solucionem nossos problemas. Só assim estaremos prontos ao verdadeiro desenvolvimento tornando-nos modelo a ser seguido por outras regiões no Eco-desenvolvimento.


Com quem?


Este macro-projeto permite a composição com os mais diversos setores da sociedade, apresentando em primeiro plano a grande racionalização dos recursos, eliminando desperdícios e duplicidade de investimentos..


Valorizando os recursos humanos, viabiliza o surgimento de tecnologias e metodologias que somente é permitido com a união de esforços.


O projeto prevê a criação de uma Comissão especial de apoio, composto por representantes dos órgãos e instituições de representação na sociedade, criando um colegiado capaz de dar viabilidade aos projetos. Onde a comissão especial aprovará e apoiará os planos anuais


A área de criação, Diretoria Executiva da Fundação, será concentrada na Strallo"s que por sua vez contratará os profissionais capazes de realizar os trabalhos.


Para obter maiores informações, como o estatuto, visite o site: http://www.strallos.com.br/estauto


  Mais notícias da seção Fique sabendo que... no caderno Pró Fundação Sabor Natureza
03/10/2005 - Fique sabendo que... - Histórico do Projeto Fundação Sabor Natureza®
Saiba mais sobre a entidade de defesa ambiental Como surgui, o que faz, como e com quem!...



Capa |  Boletim ECOLÓGICO Online  |  ECO dados  |  ECO Eventos  |  ECO Links  |  ECO Turismo  |  Editorial  |  Entrevista  |  Fórum Social Mundial  |  Notícias  |  Notícias da Região  |  Pró Fundação Sabor Natureza  |  Reportagens
Busca em

  
120 Notícias